Thumbnail do post Saiba mais sobre Milão, a capital da moda italiana
Dicas de Viagem

Saiba mais sobre Milão, a capital da moda italiana

Conheça a história e algumas curiosidades de Milão, a capital da moda italiana. Acesse o artigo de Dolce Moda e saiba mais!

Quando se fala em capital da moda, algumas cidades vêm à mente: Paris, Tóquio, Nova York e Milão.

Neste artigo, vamos apresentar as características de Milão, cidade italiana que é sinônimo de moda.

História da capital da moda italiana

A cidade fica na Lombardia, no norte do país, e é um referência na produção de artigos de luxo, além de ser um centro financeiro, gastronômico e cultural da Itália.

A origem de Milão como capital de moda vem desde a Idade Média, já que tanto na sua parte central quanto nos arredores havia uma forte produção de calçados, tecidos, jóias e tapeçaria.

Desde aquela época, a qualidade da produção era reconhecida tanto na região que seria conhecida como Itália, que ainda não havia sido unificada, quanto em outros povos e reinos.

No entanto, demorou para a cidade ser reconhecida como uma capital da moda. A Itália foi unificada somente em 1891 e cidades como Florença e Roma acabavam por se destacar na produção de vestuário e acessórios.

Foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que Milão passou a ser reconhecida como uma cidade com veia fashionista.

Nessa época, Milão era uma cidade industrial, além de ser sede da mídia do país. Por esses fatores, além da história da cidade na produção de artigos de artesanato de luxo, a cidade foi escolhida para ser a capital da moda italiana.

Ao contrário de Florença e Roma, cidades que eram consideradas muito tradicionais, Milão foi considerada uma boa opção por ter as condições perfeitas para o surgimento de novidades.

Em 1958, com a criação da Camera Nazionalle dela Moda, órgão governamental sem fins lucrativos que visa promover a indústria da moda italiana e dar treinamento a jovens estilistas, Milão definitivamente se consolidou como uma cidade fashionista.

A medida certamente funcionou, pois marcas como Armani, Versace, Dolce & Gabbana  e Prada foram fundadas na cidade.

Semana de Moda de Milão

Quando falamos sobre a importância de Milão como capital da moda, a primeira coisa que vem à cabeça é a Semana de Moda de Milão.

O evento acontece semestralmente em fevereiro/março, apresentando as coleções na primavera/verão, e em setembro/outro, com as coleções de outono/inverno.

Criado no mesmo ano em que a Camera Nazionalle dela Moda, a semana de moda faz parte do seleto grupo das mais importantes do mundo, junto com Nova Iorque, Londres e Paris.

Para quem gosta de moda, Milão é uma capital da moda que deve ser visitada!

A cidade é cheia de história e, ao mesmo tempo, muito moderna.

Se você gostou de saber mais sobre Milão, continue acompanhando o nosso blog Dolce Moda para conhecer mais cidades fashionistas!

Mais de Dicas de Viagem

Ver mais