Thumbnail do post Estudar moda na França: saiba mais sobre o tema
Dicas de Viagem

Estudar moda na França: saiba mais sobre o tema

Acesse o artigo e saiba como estudar moda na França. Tire suas dúvidas sobre a língua, a vivência e as possibilidades de estudo. Confira!

Estudar moda na França: saiba mais sobre o tema

Considerada a capital mundial da moda, a França é o destino dos sonhos para quem gosta do mundo fashion e também para quem deseja estudar moda no país que é referência no assunto.

Os muitos anos de história do universo fashion, desfiles, alta-costura e renomados estilistas fazem do país e de sua capital, Paris, locais ícones para quem quer ingressar nessa área.

Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix, John Galliano, Yves Saint-Laurent, Coco Chanel e muitos outros ícones da moda francesa e mundial atraem e inspiram muitas pessoas a buscarem a França para iniciar ou aperfeiçoar os seus conhecimentos de moda.

Neste artigo, vamos contar a história da moda na França, e ajudar você a esclarecer as dúvidas sobre como estudar no país, a língua e as possibilidades de estudo. Confira!

Origem e história da moda na França

O início da história da moda na França tem um nome em evidência: Charles Frederick Worth, artesão inglês que responsável por abrir o primeiro ateliê de alta-costura de Paris, em 1858.

Ele é considerado o “pai da alta-costura” e é uma das referências na origem da moda no país, sendo um dos primeiros a assinar criações próprias, etiquetar peças com seu nome e contribuiu com sua visão sobre a moda.

Depois dele, outros nomes passaram a ser referência e são conhecidos até hoje, como é o caso de Coco Chanel, simbólica estilista feminina que trouxe um olhar moderno para as criações, por volta de 1910, e Christian Dior, mais tarde, em 1947.

Como estudar moda na França: quais são as possibilidades?

Se a moda é mesmo o seu universo, é hora de colocar a mão na massa e pensar nas possibilidades reais de estudar moda na França.

Existem escolas de formação e instituições no Brasil que viabilizam um intercâmbio com a França. Além disso, algumas universidades e escolas de moda proporcionam vivências em cursos no país.

Outra forma é procurar diretamente instituições francesas. O ensino de moda na França é oferecido principalmente em escolas privadas, para diferentes níveis de estudo e áreas de especialização.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, também é possível encontrar oportunidades de cursos de verão, com menor duração, para quem deseja uma formação inicial ou intensiva.

Em alguns casos, existe a possibilidade de contar com subsídio do governo francês.

O Campus France é a agência do governo francês responsável pela divulgação do ensino superior do país. Você pode acessar a plataforma online CampusArt, disponibilizada por eles para encontrar a melhor universidade para você.

Depois de escolher a instituição, você deve realizar a sua candidatura, enviando a documentação exigida.

Como escolher um curso de moda na França?

Escolher o curso mais adequado para você não é tarefa fácil. Entre as opções disponíveis, você deve avaliar as ofertas e as suas necessidades.

É extremamente importante pesquisar e buscar o máximo possível de informações, analisar a grade curricular, a metodologia e a credibilidade da instituição.

A Ecole Brasil, por exemplo, oferece uma vivência em sua matriz, na França. Você tem a oportunidade de ficar um tempo estudando lá, pois a técnica, o conteúdo e a metodologia são idênticos aos aplicados na sede em Paris.

Ao se formar, o aluno recebe o título de Consultor de Comunicação para Valorização da Imagem. A formação é registrada no RNCP, que significa que ela foi certificada pela Comissão Nacional de Certificação Profissional.

Como aprender francês?

Para estudar em uma universidade francesa, é necessário comprovar proficiência na língua francesa. Há instituições que aplicam a prova e fornecem os diplomas exigidos.

Se você decidir estudar moda na França através de uma instituição brasileira, é preciso estar com o francês apurado.

A boa notícia é que, nos dois casos, há inúmeros cursos que ensinam a língua francesa e que, inclusive, preparam os alunos especificamente para as provas exigidas.

Há muitos cursos online, através dos quais você pode aprender a língua quando e onde quiser, conforme a sua disponibilidade.

Para auxiliar, você pode ainda utilizar aplicativos. Com eles, você treina o seu francês na frequência que deseja e garante estar sempre em contato com a língua.

Então, vamos estudar moda na França?

Se você gostou deste conteúdo sobre como estudar moda na França, continue acompanhando o blog do Dolce Moda para saber mais dicas de beleza e estilo!

Mais de Dicas de Viagem

Ver mais