Thumbnail do post Quer trabalhar com moda? Saiba por onde começar
Moda e Estilo

Quer trabalhar com moda? Saiba por onde começar

Quer trabalhar com moda, mas não sabe qual caminho seguir, nem por onde começar? Leia este post e tire suas dúvidas!

Você quer trabalhar com moda, mas não possui ideia sobre qual carreira seguir e quais são as possibilidades para atuar nesse mercado? Então este post é para você.

O universo fashion é realmente fascinante. Provavelmente, glamour, passarela, editoriais em revistas, modelos e peças de alta costura são as primeiras ideias que vêm à sua mente quando você pensa em moda, não é mesmo?

Mas é claro que nem tudo são flores neste segmento, e você precisará estudar e trabalhar bastante para conquistar o seu lugar ao Sol no mercado da moda.

Continue a leitura e saiba mais!

Dicas para você começar a trabalhar com moda

Existem muitos caminhos que podem ser trilhados por quem deseja trabalhar com moda. Porém, independente do nicho no qual você escolher atuar, algumas premissas são básicas e devem ser seguidas para que você tenha sucesso na sua carreira. Veja quais são elas:

1 - Defina sua área de atuação

É fundamental que, em primeiro lugar, você decida a área em que deseja atuar.

O profissional de moda deve ser versátil, pois pode trabalhar desde no processo de modelagem e criação, por exemplo, até a produção de desfiles e editoriais.

Dentro destas grandes áreas, abre-se um leque de oportunidades: estilista, personal stylist, fotógrafo, jornalista de moda, modelista, consultoria de coachign e imagem, figurinista, entre outros.

2 - Invista em uma boa formação e elabore um bom currículo

Todo profissional em busca de colocação no mercado precisa de um bom currículo. Com o profissional de moda não é diferente.

Além disso, é importante investir em bons cursos. Há inúmeros cursos no mercado, conforme o nicho que você escolher. Pesquise e informe-se tanto sobre o curso escolhido, quanto sobre a instituição.

A grade curricular deve estar alinhada com o segmento escolhido e suas expectativas. Já a instituição deve ser reconhecida no mercado e de credibilidade.

Converse com pessoas que são da área e conhecem o mercado. Em alguns casos, pode ser interessante investir em uma graduação, enquanto em outros segmentos você talvez possa apostar em cursos de extensão.

mãos segurando copo e revistas de moda
Trabalhar com moda exige muito estudo e dedicação.

Como trabalhar com moda no exterior?

Trabalhar em Paris ou Milão é o seu sonho? Então, talvez seja o caso de você já escolher um curso de formação que contemple uma experiência fora do Brasil.

Desta forma, ao finalizar o curso, você já possui o diferencial de ter essa vivência no seu currículo e, claro, talvez possa seguir a sua carreira lá fora.

Outra forma de trabalhar com moda no exterior é fazer cursos no país no qual você deseja trabalhar. Assim, já estará em contato com profissionais e oportunidades in loco.

Procure instituições de ensino no país, pois, muitas delas oferecem oportunidades para pessoas estrangeiras.

Alguns países, como a França, por exemplo, costumam oferecer bolsas de estudos para estudantes de fora do país. Uma bela oportunidade para quem quer começar com o pé direito!

Acesse o link a seguir para saber os detalhes de como estudar moda na França.

Como trabalhar com moda na internet?

A internet é atualmente um dos melhores canais para divulgar o seu trabalho e prospectar clientes.

As redes sociais são um prato cheio para que você mantenha relacionamento com clientes e prospects.

Utilize os canais para mostrar quem você é, o que faz, suas fotos, inspirações e experiências profissionais. Moda é imagem!

Inclusive, você pode oferecer o serviço de consultoria de imagem online e atender clientes no mundo inteiro, através da tela do seu notebook ou outro dispositivo móvel.

Basta você qualificar-se na área de consultoria de imagem, possuir uma boa conexão com a internet, montar um ambiente específico para realizar suas consultorias remotas, apresentar-se de maneira profissional e segura nas videochamadas e ter domínio das ferramentas online que serão necessárias para a realização de seus atendimentos.

Esses simples detalhes vão garantir mais credibilidade e agregar valor ao seu trabalho.

Mas, lembre-se: nada disso valerá a pena se você não gostar realmente de moda. E não estamos falando apenas de comprar roupas, mas interessar-se de fato por desfiles, tendências, street style, o que as revistas publicam, a história da moda e o mercado de modo geral.

Gostou deste conteúdo do blog Dolce Moda sobre como trabalhar com moda? Compartilhe com suas amigas!

Mais de Moda e Estilo

Ver mais