Moda e Estilo

Quer trabalhar com moda? Saiba por onde começar

Imagem de destaque do post Quer trabalhar com moda? Saiba por onde começar

Quer trabalhar com moda, mas não sabe qual caminho seguir, nem por onde começar? Leia este post e tire suas dúvidas!

Você quer trabalhar com moda, mas não possui ideia sobre qual carreira seguir e quais são as possibilidades para atuar nesse mercado? Então este post é para você.

O universo fashion é realmente fascinante. Provavelmente, glamour, passarela, editoriais em revistas, modelos e peças de alta costura são as primeiras ideias que vêm à sua mente quando você pensa em moda, não é mesmo?

Mas é claro que nem tudo são flores neste segmento, e você precisará estudar e trabalhar bastante para conquistar o seu lugar ao Sol no mercado da moda.

Continue a leitura e saiba mais!

Dicas para você começar a trabalhar com moda

Existem muitos caminhos que podem ser trilhados por quem deseja trabalhar com moda. Porém, independente do nicho no qual você escolher atuar, algumas premissas são básicas e devem ser seguidas para que você tenha sucesso na sua carreira. Veja quais são elas:

1 - Defina sua área de atuação

É fundamental que, em primeiro lugar, você decida a área em que deseja atuar.

O profissional de moda deve ser versátil, pois pode trabalhar desde no processo de modelagem e criação, por exemplo, até a produção de desfiles e editoriais.

Dentro destas grandes áreas, abre-se um leque de oportunidades: estilista, personal stylist, fotógrafo, jornalista de moda, modelista, consultoria de coachign e imagem, figurinista, entre outros.

2 - Invista em uma boa formação e elabore um bom currículo

Todo profissional em busca de colocação no mercado precisa de um bom currículo. Com o profissional de moda não é diferente.

Além disso, é importante investir em bons cursos. Há inúmeros cursos no mercado, conforme o nicho que você escolher. Pesquise e informe-se tanto sobre o curso escolhido, quanto sobre a instituição.

A grade curricular deve estar alinhada com o segmento escolhido e suas expectativas. Já a instituição deve ser reconhecida no mercado e de credibilidade.

Converse com pessoas que são da área e conhecem o mercado. Em alguns casos, pode ser interessante investir em uma graduação, enquanto em outros segmentos você talvez possa apostar em cursos de extensão.

mãos segurando copo e revistas de moda
Trabalhar com moda exige muito estudo e dedicação.

Como trabalhar com moda no exterior?

Trabalhar em Paris ou Milão é o seu sonho? Então, talvez seja o caso de você já escolher um curso de formação que contemple uma experiência fora do Brasil.

Desta forma, ao finalizar o curso, você já possui o diferencial de ter essa vivência no seu currículo e, claro, talvez possa seguir a sua carreira lá fora.

Outra forma de trabalhar com moda no exterior é fazer cursos no país no qual você deseja trabalhar. Assim, já estará em contato com profissionais e oportunidades in loco.

Procure instituições de ensino no país, pois, muitas delas oferecem oportunidades para pessoas estrangeiras.

Alguns países, como a França, por exemplo, costumam oferecer bolsas de estudos para estudantes de fora do país. Uma bela oportunidade para quem quer começar com o pé direito!

Acesse o link a seguir para saber os detalhes de como estudar moda na França.

Como trabalhar com moda na internet?

A internet é atualmente um dos melhores canais para divulgar o seu trabalho e prospectar clientes.

As redes sociais são um prato cheio para que você mantenha relacionamento com clientes e prospects.

Utilize os canais para mostrar quem você é, o que faz, suas fotos, inspirações e experiências profissionais. Moda é imagem!

Inclusive, você pode oferecer o serviço de consultoria de imagem online e atender clientes no mundo inteiro, através da tela do seu notebook ou outro dispositivo móvel.

Basta você qualificar-se na área de consultoria de imagem, possuir uma boa conexão com a internet, montar um ambiente específico para realizar suas consultorias remotas, apresentar-se de maneira profissional e segura nas videochamadas e ter domínio das ferramentas online que serão necessárias para a realização de seus atendimentos.

Esses simples detalhes vão garantir mais credibilidade e agregar valor ao seu trabalho.

Mas, lembre-se: nada disso valerá a pena se você não gostar realmente de moda. E não estamos falando apenas de comprar roupas, mas interessar-se de fato por desfiles, tendências, street style, o que as revistas publicam, a história da moda e o mercado de modo geral.

Gostou deste conteúdo do blog Dolce Moda sobre como trabalhar com moda? Compartilhe com suas amigas!

Mais de Moda e Estilo

Ver mais