Moda e Estilo

O que é personal shopper? Saiba mais sobre a profissão

Imagem de destaque do post O que é personal shopper? Saiba mais sobre a profissão

Saiba o que é personal shopper, como funciona essa profissão e veja algumas indicações de cursos para essa área. Acesse o artigo e confira!

Você sabe o que é personal shopper? Essa é uma carreira mais consolidada no exterior, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

Neste artigo, vamos explicar o que é personal shopper, como funciona essa profissão e como é o mercado de trabalho. Siga a leitura e confira!

O que é personal shopper?

O personal shopper é um profissional especializado em compras inteligentes. Trata-se de um consultor que irá guiar o cliente em um consumo consciente, de acordo com o tipo físico, as preferências pessoais e também em consonância com a moda e o mundo fashion.

Esse profissional pode tanto orientar compras de uso pessoal como presentes ou itens para a família, por exemplo. Ele ajudará o cliente a realizar a melhor compra dentro do seu orçamento e estilo.

Mais do que isso, o personal shopper é um profissional que se baseia na real necessidade das pessoas, visando diminuir o consumismo e trazer opções objetivas, conscientes e personalizadas para os clientes.

Como já mencionamos, no exterior essa é uma profissão bastante popular, estando disponível em lojas de departamento e fast fashions, inclusive. Aqui no Brasil, a profissão vem ganhando mais visibilidade e mais adeptos.

Como é a profissão de personal shopper?

Agora que você já entendeu o que é personal shopper, vamos explicar como funciona essa profissão.

A maioria das pessoas já ouviu falar, porém não compreende de fato como é a profissão de personal shopper.

O personal shopper pode orientar o cliente em suas compras, fornecendo informações sobre os produtos, cores, estilos, materiais, entre outros.

Este profissional precisará estudar o cliente para conhecer seu estilo, seu corpo e até mesmo sua rotina (tipo de trabalho, locais que frequenta, etc) para poder, assim, orientar as melhores escolhas em termos de roupas e acessórios.

Esse serviço pode ser contratado para renovar o guarda-roupa ou para uma ocasião especial, como um evento ou até mesmo uma viagem. Há, também, personal shopper que faz compras no exterior e envia diretamente para a sua casa.

Mas há muitos outros nichos, além do vestuário. O personal shopper pode auxiliar na compra de enxovais de bebê, artigos de cama, mesa e banho, artigos eletrônicos e na elaboração de uma lista de presentes, por exemplo.

Normalmente esse profissional cobra por período ou serviço. A consultoria pode ser presencial, podendo, inclusive, ir com o cliente às compras, ou online, com indicação de peças e lojas.

Indicações de curso para personal shopper

Mas como se tornar um personal shopper? Existem cursos que podem ser feitos para iniciar nessa carreira?

Sim! Há várias e boas opções de cursos na área.

Uma boa formação irá compreender o cenário atual de consumo, especialmente o universo da moda.

Você aprenderá sobre o processo de compra, o comportamento do consumidor, como investigar o cliente, realizar a pesquisa de compras e o acompanhamento pós-compras.

Tem alguns cursos online que podem ser feitos e ajudam a entender mais sobre a área.

A Ecole Brasil, por exemplo, oferece curso digital de Personal Shopper e Consultoria de Consumo de Moda.

Mas o que vale mesmo é pesquisar e ver qual curso mais se enquadra no seu orçamento e também pedir indicações de profissionais da área.

4 dicas para se dar bem no mercado como personal shopper

Agora que você já sabe o que é personal shopper e como escolher um bom curso, confira 4 dicas para se dar bem no mercado:

1 – Seja empreendedor

Lembre-se de que, na maioria dos casos, o personal shopper atua de forma autônoma. Por isso, é essencial que você queira empreender e tenha noções de empreendedorismo e de todas as questões que envolvem um negócio.

2 – Divulgue o seu trabalho

Quem não é visto, não é lembrado! Divulgue seu trabalho, seja no boca a boca, com cartões de visita ou na internet. Inclusive, tire o máximo de proveito das redes sociais para isso.

3 – Atualize-se

Estar em constante aperfeiçoamento é fundamental em qualquer área de atuação hoje em dia. Se o seu nicho for moda, então, nem se fala! Leia, pesquise, informe-se, faça cursos!

4 - Tenha prazer em trabalhar com pessoas

Lembre-se que você lidará com pessoas, dos mais variados tipos. Por isso, gostar de trabalhar com pessoas - e ter prazer ao lidar com elas - é imprescindível.

Agora que você já sabe o que é personal shopper, aproveite para ler nossos conteúdos relacionados, entre eles entenda como ser uma personal organizer.

Para mais informações, visite nosso blog e fique por dentro das novidades do mundo da moda!

Mais de Moda e Estilo

Ver mais